sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Coleta de amostras sanguíneas

A confiabilidade dos testes laboratoriais envolve diversos fatores.
O primeiro e talvez o mais importante fator é a coleta adequada da amostra, assim como o uso correto do anticoagulante para certos testes e a quantidade deste anticoagulante em relação a quantidade de sangue coletada.
Os resultados de vários testes laboratoriais podem ser alterados por drogas, medo/excitação, hemólise e/ou lipemia.
A coleta
A coleta das amostras sanguíneas deve ser realizada com o animal preferencialmente em jejum, porém se não for possível, observar sempre o horário e a natureza da última refeição.
Utilizar de forma correta os anticoagulantes certos para cada tipo de exame solicitado.
Coletar o material antes ou após o tratamento estipulado, para que nao haja interferencia por drogas, se não for possível, ou no caso de avaliação do tratamento, ficar atento às possíveis alterações causadas pelo tratamento. Assim como ocorre em caso dos animais que recebem dieta especifica.
A excitação, estresse, agitação do animal durante a coleta podem interferir nos resultados finais, principalmente se tratanto de hemograma.
O garrote prolongado, assim como o uso de agulhas muito finas podem causar alterações no hemograma, gerando principalmente hemólise e aglomerados plaquetários.
Sugere-se que as amostras sejam coletadas no mesmo momento, quando se deseja realizar diversos exames, isso perimite correlacionar os achados.
As amostras enviadas ao laboratório, colidas pelo clínico Médico Veterinário em sua clínica ou na casa do proprietário, devem ser corretamente identificada e estar acompanhada de pedido de exames, para que facilite a identificação dos exames solicitados para cada animal.
Se os valores do teste soliciado demonstrarem "normalidade" em um paciente aparentemente doente, isso não evidencia uma falha no diagnóstico.
Os resultados são avaliados em relação ao quadro clínico e os achados laboratoriais que não batem com uma teoria em particular não podem ser desconsiderados.
É importante enviar a amostra coletada o mais rapido possível ao laboratório, porém se isso não for possível, deve-se manter a amostra sob refrigeração por 24 horas ou mais, dependendo do teste em questão.

Nenhum comentário: